Estamparia
Repuxo profundo é um processo importante na área de formação de chapas metálicas e consolidou-se como o processo mais habitual neste segmento. O processo é usado com particular frequência na indústria automotiva, entre outros, mas também está representado em muitos outros setores manufatureiros.
Uma grande variedade de metais, incluindo aço inoxidável, alumínio, cobre, latão e chumbo, podem ser repuxados em profundidade. Durante a estamparia, uma peça de chapa metálica é continuamente conformada em uma série de matrizes de estampagem. Graças a este processo, a peça formada torna-se muito mais forte do que a peça original de metal.
Vantagens da moldagem por desenho:
O aumento da resistência é apenas um dos benefícios que o repuxo profundo tem a oferecer. Como o processo cria peças a partir de uma única folha bruta de metal em vez de várias peças brutas diferentes, o desperdício desnecessário é evitado. Portanto, isso resulta em maior eficiência e redução de custos.
Outras vantagens do repuxo profundo incluem:
- Velocidade: Nenhum outro processo permite a produção de um grande número de peças em um curto espaço de tempo.
- Precisão: O processo resulta em praticamente nenhum desvio ou apenas desvios insignificantes.
- Complexidade: Geometrias muito complexas podem ser produzidas com repuxo profundo
Técnicas de conformação de metal relacionadas
O repuxo profundo é frequentemente acompanhado por outras técnicas de conformação relacionadas.
Alguns dos processos mais conhecidos e comuns incluem:
- ESTIRAMENTO
É um processo de formação de sólidos em que a força de formação (força de tração) deve ser absorvida pela parede do copo formada. Em contraste com o repuxo profundo, uma redução na espessura da parede é desejada, mantendo a espessura de base. O processo é utilizado para a produção de corpos ocos com e sem flanges, onde a espessura da base é geralmente maior que a espessura da parede. Um grande exemplo é a produção em massa de latas de bebidas.
- FRISAMENTO
É outro processo de conformação de metal, que visa eliminar arestas vivas e transformar as arestas de uma peça de metal em um anel oco. O frisamento também aumenta o momento de inércia perto da extremidade enrolada. Normalmente, sempre que a chapa de metal é primeiramente cortada, o material de estoque provavelmente contém arestas afiadas nas bordas. O frisamento é usado para suavizar essas arestas, permitindo um manuseio seguro e melhorando a resistência das arestas.
- REPUXO reverso
O desenho reverso é uma técnica especial de desenho profundo, que é realizada em uma concha pré-desenhada. É definido como «o processo de inverter uma concha e desenhá-la do avesso». O processo garante que o interior da concha original fique depois do lado de fora da nova concha desenhada. O objetivo de desenhar de dentro para fora é remover vincos e tornar as paredes da nova concha mais lisas.
- Estampagem
O repuxo profundo por estampagem é um processo de conformação a frio de metal que produz peças muito pequenas de 0,25 polegadas de diâmetro até peças muito grandes que são usadas na indústria automotiva e aeronáutica. É melhor utilizado para criar componentes que precisam de uma série de diâmetros.
Matriz de repuxo e outras ferramentas de conformação de metal
Como o processo de repuxo profundo nem sempre é o mesmo, pode haver muitas ferramentas diferentes envolvidas.
Alguns dos mais comuns são:
- Punção de repuxo
Punção é usado para conformar um pedaço de folha de metal – muitas vezes chamado de peça em bruto (blank) – em uma cavidade da matriz. Depois que o suporte da peça em bruto se move para baixo e a prende, o punção de repuxo move-se para baixo e empurra a peça em bruto através da matriz de repuxo.
- Prensa chapa (blank)
A prensa chapa do (blank) tem uma função muito importante: controla o fluxo interno do metal, evitando vincos. Normalmente, a prensa chapa (blank) fica em cima de um sistema de pressão ou obtém a força necessária de uma fonte externa.
- matriz do repuxo
Durante o processo contínuo de repuxo profundo, o material do flange é continuamente forçado para dentro da matriz. A matriz de repuxo, também chamada de anel de repuxo, é responsável pelo projeto final do produto acabado, pois define o diâmetro externo de um corpo.
Por que o bronze alumínio é a melhor liga para ferramentas de repuxo profundo
O segredo para vida útil longa e eficiente de uma ferramenta de repuxo profundo é o material de que ela é feita. Enquanto os materiais convencionais, como ferro fundido ou aço endurecido, tendem a sofrer muito desgaste ou têm tendência para engripamento o bronze alumínio oferece inúmeras vantagens.
Para entregar a solução certa e inovadora exatamente onde ela é necessária, desenvolvemos AMPCO® 21, AMPCO® 22, e especialmente AMPCO® 25eAMPCO® 26. Essas ligas combinam robustez elevada e baixo coeficiente de atrito. Quando se trata de repuxo profundo, esses materiais inovadores são capazes de compensar as desvantagens que outros materiais convencionais tendem a apresentar.
Por exemplo, a prensa chapa (blank) requer propriedades de deslizamento muito boas e alta dureza para aumentar a resistência ao desgaste. Portanto, a AMPCO METAL sugere o uso de AMPCO® 22 e AMPCO® 25 para melhorar a funcionalidade. Para matrizes de repuxo, sugerimos AMPCO® 25 e AMPCO® 26 devido à sua estabilidade dimensional.
Para obter ajuda para determinar a liga e o produto que melhor atende às suas necessidades, baixe nosso documento técnico “guia de material para cada processo de conformação de metal” oucontate nossos especialistas técnicos.